segunda-feira, 25 de abril de 2016

Você enxerga claramente o que deseja viver?


Vou contar pra vocês a história de um arqueiro experiente que, certa vez, convidou seu aluno para assistir a uma demonstração. Ao chegarem diante de uma árvore, o arqueiro pegou uma flor e a colocou em um dos galhos da árvore. Em seguida, pegou o arco e flecha e posicionou-se a uma distância de cem passos da árvore. Amarrou uma venda nos olhos e perguntou ao aluno quantas vezes ele já o havia visto praticar o esporte.

- Todos os dias - respondeu o discípulo. - E sempre o vi acertar na rosa a uma distância de trezentos passos.


De olhos vendados, o arqueiro esticou o arco e disparou. A flecha nem sequer atingiu a árvore, passando muito longe do alvo, a uma distância constrangedora.

- O senhor errou! - espantou-se o discípulo. - Achei que queria me mostrar o poder de sua experiência!

Ao que o arqueiro respondeu:

- Eu lhe dei aqui a lição mais importante sobre foco e sucesso: por mais experiente que uma pessoa seja, ela jamais será capaz de atingir um alvo que não consegue ver. 


Com carinho e gratidão,
Chris Alexandrino
Emoticon wink

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Cliente - Coração da empresa!



Hoje vamos pensar no cliente. Muitos diriam que é o "cara chato". Mas não é!!!!!

Ele é a pessoa que acredita no seu produto, investe comprando, tem ideias para aperfeiçoar e também aponta o que está errado. Seu cliente é o coração da sua empresa e se ele ficar insatisfeito você o perde.

 O relacionamento com o cliente em qualquer tipo de organização, é o que possibilita à empresa um diferencial competitivo, garantindo seu crescimento e melhor participação no mercado. Cliente bem atendido é cliente feliz!

É muito importante que seu relacionamento com o cliente respeite valores estéticos, políticos e éticos, mantendo compromisso com a qualidade, com o trabalho e as práticas sociais relacionadas com os princípios da cidadania responsável. 

É importante que você agregue valores para a empresa e para o cliente, os quais resultarão em novas descobertas e irá melhorar o desempenho da empresa e de outros profissionais, como também para a gestão do negócio em suas diversas áreas.

Quanto mais você trabalha com o cliente, maior é sua responsabilidade com a boa educação. Acredito que todas as pessoas precisam de educação para estabelecer um convívio social, e isso engloba o ambiente de trabalho e o atendimento ao cliente.

Não se preocupe com a quantidade de atendimentos mas sim com a QUALIDADE de cada um.



Fique atendo!!!! Os noticiários trazem informações que tratam sobre as constantes mudanças que estão ocorrendo por todo o mundo. Uns chamam de globalização, outros de avanço tecnológicos e tantos outros chamam de progresso. Independente da denominação, o fato é que estas mudanças estão afetando a forma como nos relacionamos uns com os outros.


Com carinho e gratidão,
Chris Alexandrino

Visite nosso site: www.caplobeto.com

domingo, 17 de abril de 2016

Alcançando o sucesso aplicando o 5S




5S surgiu nas empresas do Japão, durante a reconstrução do país depois da segunda guerra mundial.

O papel do 5S é cuidar da base, facilitando o aprendizado e prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Isso inclui cuidar dos ambiente, equipamentos, materiais, métodos, medidas, e, especialmente, pessoas.

O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.

Os principais benefícios da metodologia 5S são:
  1. Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos.
  2. Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. 
  3. Melhoria da qualidade de produtos e serviços.
  4. Redução de acidentes do trabalho.
  5. Maior satisfação das pessoas com o trabalho.

A metodologia 5S foi adotada em várias organizações, desde pequenas empresas até as grandes corporações. Toda a implementação do 5S visa a melhorar a produtividade e o desempenho.

Melhoria observada por algumas empresas:
  • Melhorou os níveis de qualidade da comunicação e troca de informações
  • Redução do ciclo de treinamento para novos empregados
  • Redução de reclamações
  • Redução do tempo de atendimento por cliente
  • Melhoria da produtividade
  • Maiores níveis de qualidade da produção
  • Maior segurança
  • Melhor desempenho

           A natureza do 5S é semelhante à natureza dos seres vivos. Está dentro de nós!

Com carinho e gratidão,
Chris Alexandrino

Visite nosso site: www.caplobeto.com

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Educação enferruja por falta de uso




Já parou pra pensar que o bom comportamento é difícil de ser ensinado? Talvez por isso está cada vez mais raro de ser encontrado!

Precisamos de  boas maneiras para uma  boa convivência com os outros, que vai bem além do uso correto dos talheres e de dizer obrigado ao receber uma gentileza.

Boas maneiras é elegância como já dizia minha avó. 

É fazer o que é certo mesmo quando não estamos em público, simplesmente porque é o certo a se fazer. É espontâneo! E de cara começa com a pontualidade, passa pela gentileza e segue adiante no olhar nos olhos quando se conversa, no escutar com atenção o que o outro diz, não alterar sua voz quando fala com uma pessoa de posição inferior, demostrar interesse por assuntos que desconhece, ser generoso, saber quando calar, é ter bons costumes, ter distinção. Estas características incorporadas no dia a dia cedem  mais harmonia e bem estar aos ambientes sociais, profissionais e domésticos, determinando um comportamento ideal esperado de todos os indivíduos.

Cumprir o que promete faz de você uma pessoa elegante e confiável. E uma dica importante: quando você fizer algo por alguém, essa pessoa jamais saberá o que você teve que se arrebentar para conseguir fazer. Sair contando é deselegante!

Ser uma pessoal folgada, convencida e arrogante também te torna deselegante; e ninguém quer uma pessoa assim por perto.

Seja autentico! Pessoas autenticas brilham. Ser autentico não é sinônimo de ser grosso e dizer tudo que pensa. Se aprimore para agir com naturalidade.

Reconhecer e retribuir favores e gentilezas, além de ser elegante é educado. Esta é uma virtude que recebe o nome de gratidão.

Sorrir é sempre muito elegante!!!!!

Nosso erro é sempre achar frescura o que são bons modos. Bons modos,  boas maneiras, ou boa etiqueta, não são coisas de gente rica. Na verdade são coisas de gente fina, educada  e agradável independente da sua situação financeira. E não há manual de etiqueta que afirme que você precise ter muito dinheiro para ser fino e educado. Muito pelo contrário. Quanto mais agradável você se torna, mais estimado será e mais digno se sentirá.

 A dignidade está na generosidade de se fazer o bem  e não em suas posses; lembre-se disso sempre.


Ser grosseiro é uma opção e isso pode ser mudado. Ser educado e elegante é uma escolha nossa.

Como disse o Padre Antonio Vieira: " A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor."


Com carinho e gratidão,
Chris Alexandrino

Visite nosso site: www.caplobeto.com

Orientador Educacional




Muita gente me pergunta o que faz um Orientador Educacional e fico surpresa ao saber como as pessoas desconhecem a importância dessa função.

Primeiro preciso lembrar que apesar do orientador buscar harmonizar situações conflitantes dentro do espaço escolar, suas atribuições não podem ser confundidas com as de um psicólogo; sua função é totalmente pedagógica.


QUEM É O ORIENTADOR EDUCACIONAL?

O Orientador Educacional zela pela formação dos alunos como cidadãos. Ajuda os professores a compreender os comportamentos das crianças. É o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão à reflexão sobre valores morais e éticos e a resolução de conflitos.

Ao lado do professor, zela pelo processo de aprendizagem e formação do estudante auxiliando o docente na compreensão dos comportamentos das crianças.

Ou seja: enquanto o professor se preocupa em cumprir o currículo disciplinar, o Orientador Educacional se preocupa com os conteúdos atitudinais, o chamado currículo oculto, valores e a construção de relações interpessoais.


CONHECENDO MAIS A PROFISSÃO

Como membro do corpo gestor da escola, ele tem a função de participar da construção coletiva de caminhos para a criação de condições facilitadoras e desejáveis ao bom desenvolvimento do trabalho pedagógico. É um profissional que participa de todos os momentos coletivos da escola, na definição de seus rumos, na elaboração e na avaliação de sua proposta pedagógica, oferecendo condições para uma melhor avaliação do processo educacional, fazendo a ligação entre a situação escolar do aluno e a família, sempre visando contribuir para que o aluno possa aprender de maneira significativa, voltando, assim seu trabalho para aspectos saudáveis dos alunos. 

Conforme Crispnun (2001), a Orientação Educacional, na atualidade, caminha na busca da totalidade do aluno, preocupando-se com a ampliação do conhecimento do educando como pessoa, construindo sua personalidade e participando consciente e ativamente de sua própria história de vida, valorizando a realidade de cada aluno. 


A IMPORTÂNCIA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL 

Diante de uma sociedade marcada pela violência, e de uma escola que muitas vezes acaba refletindo essa violência, o Orientador Educacional tem muito a contribuir com a dinâmica escolar uma vez que sua visão humanista visualiza o ser humano na sua totalidade. Ter consciência da importância desse olhar permite ao aluno, em formação, a possibilidade de perceber-se como um indivíduo humanizado, capaz de operar mudanças em si mesmo, reinterpretando a realidade de forma crítica e intervindo de maneira adequada no meio social no qual está inserido. 

Na Educação Infantil o Orientador Educacional trabalha junto à comunidade, conscientizando os pais no dever da participação escolar dos filhos e despertando nos educadores a necessidade da observação em todos os momentos da vida da criança. 

No Ensino Fundamental o Orientador intervém nas séries iniciais e nas finais. Nas séries iniciais, um de seus objetivos é desenvolver a adaptação do aluno no ambiente escolar e nas séries finais o trabalho é diferente, o Orientador dedica-se mais à exploração e desenvolvimento de aptidões e preferências do educando. 


Já no Ensino Médio o objetivo do Orientador é proporcionar ao educando uma formação necessária ao desenvolvimento de potencialidades, com elementos de auto realização, preparação para o trabalho e consciência de cidadania. 


Enfim, quando o aluno é colocado como foco principal de trabalho, o Orientador Educacional torna-se um profissional de grande relevância para o resultado final do ensino, ou seja, a aprendizagem. Sua importância resulta do seu comprometimento com a formação da consciência do cidadão e do mundo em que vive. 


Educar, hoje, exige mais do que nunca olhar o aluno de forma ampla, um ser que é constituído de história, crenças e valores. Hoje o Orientador Educacional trabalha intermediando conflitos e ajudando professores a lidar com alunos que tem dificuldade, por isso o trabalho do Orientador Educacional é árduo e de longo prazo. Ele inicia com o diagnóstico do problema, vai para o levantamento dos dados e, posteriormente elabora um planejamento com alternativas de soluções levando em consideração os resultados da análise e o contexto social do aluno. 

O Orientador Educacional, hoje, ao desenvolver seu trabalho visa levar os jovens ao amadurecimento consciente, o que reflete num desenvolvimento digno e virtuoso dentro da sociedade. 

Com carinho e gratidão,
Chris Alexandrino 

Visite nosso site: www.caplobeto.com





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Quem é e o que faz o orientador educacional. Postado em Março de 2003, Revista Nova escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/getao-escola/orientador-educacional/orientador-educacional-424364.shtml acesso em 29/08/2012 às 14:26 horas. 

Atribuições da Orientação educacional. Pró Campus, disponível em: http://www.procampus.com.br/ensino_orientacao_atribuicoes.asp em 29/08/2012 às 14:36 horas 

A importância do Orientador Educacional na escola, postado por Francisleide Rodrigues dos Santos. Disponível em: http://oecolinasdotocantins.blogspot.com.br/2010/02/importancia-do-orientador-educacional.html 12/10/2012 15:10 

O trabalho do orientador educacional na sala de aula, por Catarina Iavelberg. Revista Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/orientador-educacional/orientador-educacional-sala-aula-605875.shtml13/10/2012 10:18 

Competências e atribuições do Orientador Educacional, por Lidia Maria Kroth, publicado em 05/08/2008. Psicopedagogia online. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=107213/10/2012 11:21 
Módulo: Práticas em orientação educacional. ITOP Centro avançado de ensino. Disponível em: http://www.itop.edu.br/Administracao/App_File/file/p%C3%B3s/Pratica%20de%20Orientacao%20Educacional.pdf em 31/08/2012 às 11:15 UDESC, disponível em: http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/498/fundamentos_e_principios_da_orientacao_educacional_i.pdf em 30/08/2012 às 16:28 

O Orientador Educacional e sua relevância no trabalho educativo, por Tatiane Andrade. Netsaber Artigos, disponível em: http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_20514/artigo_sobre_o_orientador_educacional_e_sua_relevancia_no_trabalho_educativo em 30/08/2012 às 16:37 

A ação do orientador educacional no processo de aproximação família escola, por Elisangela dos Santos Rodrigues. Web Artigos, disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-acao-do-orientador-educacional-no-processo-de-aproximacao-familia-e-escola/13839/ acesso em 14/10/2012