quarta-feira, 13 de abril de 2016

Orientador Educacional




Muita gente me pergunta o que faz um Orientador Educacional e fico surpresa ao saber como as pessoas desconhecem a importância dessa função.

Primeiro preciso lembrar que apesar do orientador buscar harmonizar situações conflitantes dentro do espaço escolar, suas atribuições não podem ser confundidas com as de um psicólogo; sua função é totalmente pedagógica.


QUEM É O ORIENTADOR EDUCACIONAL?

O Orientador Educacional zela pela formação dos alunos como cidadãos. Ajuda os professores a compreender os comportamentos das crianças. É o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão à reflexão sobre valores morais e éticos e a resolução de conflitos.

Ao lado do professor, zela pelo processo de aprendizagem e formação do estudante auxiliando o docente na compreensão dos comportamentos das crianças.

Ou seja: enquanto o professor se preocupa em cumprir o currículo disciplinar, o Orientador Educacional se preocupa com os conteúdos atitudinais, o chamado currículo oculto, valores e a construção de relações interpessoais.


CONHECENDO MAIS A PROFISSÃO

Como membro do corpo gestor da escola, ele tem a função de participar da construção coletiva de caminhos para a criação de condições facilitadoras e desejáveis ao bom desenvolvimento do trabalho pedagógico. É um profissional que participa de todos os momentos coletivos da escola, na definição de seus rumos, na elaboração e na avaliação de sua proposta pedagógica, oferecendo condições para uma melhor avaliação do processo educacional, fazendo a ligação entre a situação escolar do aluno e a família, sempre visando contribuir para que o aluno possa aprender de maneira significativa, voltando, assim seu trabalho para aspectos saudáveis dos alunos. 

Conforme Crispnun (2001), a Orientação Educacional, na atualidade, caminha na busca da totalidade do aluno, preocupando-se com a ampliação do conhecimento do educando como pessoa, construindo sua personalidade e participando consciente e ativamente de sua própria história de vida, valorizando a realidade de cada aluno. 


A IMPORTÂNCIA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL 

Diante de uma sociedade marcada pela violência, e de uma escola que muitas vezes acaba refletindo essa violência, o Orientador Educacional tem muito a contribuir com a dinâmica escolar uma vez que sua visão humanista visualiza o ser humano na sua totalidade. Ter consciência da importância desse olhar permite ao aluno, em formação, a possibilidade de perceber-se como um indivíduo humanizado, capaz de operar mudanças em si mesmo, reinterpretando a realidade de forma crítica e intervindo de maneira adequada no meio social no qual está inserido. 

Na Educação Infantil o Orientador Educacional trabalha junto à comunidade, conscientizando os pais no dever da participação escolar dos filhos e despertando nos educadores a necessidade da observação em todos os momentos da vida da criança. 

No Ensino Fundamental o Orientador intervém nas séries iniciais e nas finais. Nas séries iniciais, um de seus objetivos é desenvolver a adaptação do aluno no ambiente escolar e nas séries finais o trabalho é diferente, o Orientador dedica-se mais à exploração e desenvolvimento de aptidões e preferências do educando. 


Já no Ensino Médio o objetivo do Orientador é proporcionar ao educando uma formação necessária ao desenvolvimento de potencialidades, com elementos de auto realização, preparação para o trabalho e consciência de cidadania. 


Enfim, quando o aluno é colocado como foco principal de trabalho, o Orientador Educacional torna-se um profissional de grande relevância para o resultado final do ensino, ou seja, a aprendizagem. Sua importância resulta do seu comprometimento com a formação da consciência do cidadão e do mundo em que vive. 


Educar, hoje, exige mais do que nunca olhar o aluno de forma ampla, um ser que é constituído de história, crenças e valores. Hoje o Orientador Educacional trabalha intermediando conflitos e ajudando professores a lidar com alunos que tem dificuldade, por isso o trabalho do Orientador Educacional é árduo e de longo prazo. Ele inicia com o diagnóstico do problema, vai para o levantamento dos dados e, posteriormente elabora um planejamento com alternativas de soluções levando em consideração os resultados da análise e o contexto social do aluno. 

O Orientador Educacional, hoje, ao desenvolver seu trabalho visa levar os jovens ao amadurecimento consciente, o que reflete num desenvolvimento digno e virtuoso dentro da sociedade. 

Com carinho e gratidão,
Chris Alexandrino 

Visite nosso site: www.caplobeto.com





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Quem é e o que faz o orientador educacional. Postado em Março de 2003, Revista Nova escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/getao-escola/orientador-educacional/orientador-educacional-424364.shtml acesso em 29/08/2012 às 14:26 horas. 

Atribuições da Orientação educacional. Pró Campus, disponível em: http://www.procampus.com.br/ensino_orientacao_atribuicoes.asp em 29/08/2012 às 14:36 horas 

A importância do Orientador Educacional na escola, postado por Francisleide Rodrigues dos Santos. Disponível em: http://oecolinasdotocantins.blogspot.com.br/2010/02/importancia-do-orientador-educacional.html 12/10/2012 15:10 

O trabalho do orientador educacional na sala de aula, por Catarina Iavelberg. Revista Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/orientador-educacional/orientador-educacional-sala-aula-605875.shtml13/10/2012 10:18 

Competências e atribuições do Orientador Educacional, por Lidia Maria Kroth, publicado em 05/08/2008. Psicopedagogia online. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=107213/10/2012 11:21 
Módulo: Práticas em orientação educacional. ITOP Centro avançado de ensino. Disponível em: http://www.itop.edu.br/Administracao/App_File/file/p%C3%B3s/Pratica%20de%20Orientacao%20Educacional.pdf em 31/08/2012 às 11:15 UDESC, disponível em: http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/498/fundamentos_e_principios_da_orientacao_educacional_i.pdf em 30/08/2012 às 16:28 

O Orientador Educacional e sua relevância no trabalho educativo, por Tatiane Andrade. Netsaber Artigos, disponível em: http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_20514/artigo_sobre_o_orientador_educacional_e_sua_relevancia_no_trabalho_educativo em 30/08/2012 às 16:37 

A ação do orientador educacional no processo de aproximação família escola, por Elisangela dos Santos Rodrigues. Web Artigos, disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-acao-do-orientador-educacional-no-processo-de-aproximacao-familia-e-escola/13839/ acesso em 14/10/2012 







Nenhum comentário:

Postar um comentário